Barcelo Advogados Associados

Mera permissão não gera posse. Exercício da posse há 40 anos.

Mera permissão não gera posse. Exercício da posse há 40 anos.

Este foi o entendimento Quarta Câmara de Direito Privado do Estado de Mato Grosso, que confirmou a sentença proferida pela Juíza da Comarca de Poxoréu do Estado de Mato Grosso, nos autos do processo nº 0000785-78.2016.8.11.0014.

A ocupação de parte de área para o exercício da atividade garimpeira com autorização do proprietário e depois por familiar, desde o ano de 1960, advém de ato de mera permissão ou tolerância do real possuidor e de seu familiar, em decorrência do garimpo naquela época.

O autor da ação de possessória ocupava o local para o garimpo apenas a título de permissão, mesmo que no local havia plantação de mandioca entre outras, realizadas por ele. Comprovado também, que o Requerido também mantinha a posse do seu quinhão.

Ainda fora reconhecida a posse descrita na inicial como do Requerido, sendo assim o Tribunal determinou a desocupação do imóvel pelo autor, conforme havido sido deferida em sede de liminar, após a audiência de justificação.

Fonte: processo nº. 0000785-78.2016.8.11.0014 - TJMT.

*Por Jordânia Barcelo, advogada.

Outras News

Defensoria faz mutirão em áreas rurais

Ação itinerante da Defensoria Pública atenderá moradores de comunidades rurais em Mato Grosso, oferecendo serviços gratuitos de orientação jurídica e emissão de documentos civis.

Ler mais

Novo Cejusc é inaugurado em Rondonópolis

Tribunal de Justiça de Mato Grosso inaugura novo Cejusc em Rondonópolis para reforçar soluções consensuais de conflitos e agilizar demandas judiciais.

Ler mais

Nossos Contatos